Isso pode ser a chave para garantir a segurança do dispositivos móveis gerenciados por sua empresa

Com o aumento crescente das ameaças de malwares e outros aplicativos maliciosos, softwares de detecção de ameaças, do inglês Mobile Threat Detection ou MTD, têm avançado cada vez mais para proteger os smartphones corporativos.

O conceito surgiu há quatro anos para detectar redes inseguras de Wi-Fi, alertar usuários quanto a possíveis vulnerabilidades na rede ou até restringir o acesso a uma determinada rede com base em comportamentos suspeitos.

Agora, as ferramentas de MTD se aperfeiçoaram e estão empregando machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência focada em ameaças para detectar anomalias nos comportamentos dos usuários que possam colocar em risco a segurança dos dados corporativos.

Algoritmos de análise comportamental em MTD podem detectar se um funcionário desliga de repente a criptografia ou a função de senha de seu smartphone ou ativa outros mecanismos de segurança, mesmo não sendo um desenvolvedor. Ao identificar esta ação, o MTD desabilita automaticamente o acesso do funcionário à rede corporativa até que a ameaça seja afastada.

O software de MTD também pode detectar aplicativos indesejados ou suspeitos que solicitem acesso a outras ferramentas móveis, como geolocalização. Por exemplo, muitos aplicativos de lanterna, que ativam a luz de LED de um dispositivo móvel, geralmente solicitam permissão para acessar sistemas de arquivos, informações de rede e listas de contatos. Isso pode abrir portas para invasões indesejadas.

Hoje, a maioria dos softwares de fornecedores de EMM (Enterprise Mobility Management) pode se integrar a várias ferramentas de MTD em um dispositivo. E o software pode determinar automaticamente se o risco ao aparelho é alto, médio, baixo ou se não corre o risco de ser comprometido.

Isso é especialmente importante diante da escalada de ataques de malware tanto aos aparelhos Android como aos iOS. Relatório recente da Gartner recomenda as seguintes medidas aos profissionais de TI e Telecom para assegurar seus dispositivos:

· É preciso empregar soluções de MTD tanto em dispositivos iOS e Android, pois existem ataques reais contra os dois sistemas operacionais.

· Sempre que possível, as soluções de MTD devem ser integradas às ferramentas de EMM e MDM para dispositivos gerenciados. Isso fornecerá recursos adicionais de segurança, especialmente em dispositivos que exigem acesso a dados altamente confidenciais