A onda da transformação digital e a chegada de tecnologias como 5G e Internet das Coisas (IoT) ao mercado podem quebrar a dominância das grandes operadoras de telefonia. O cenário traz novas oportunidades e demandas para outras empresas de telecomunicações, que devem aproveitar para adicionar valor à infraestrutura já pelas grandes teles. Isso deve direcionar o foco para a geração de resultados de negócios tendo os recursos de Telecom como meio (e não como fim). Esta foi uma das principais discussões levantadas no Fórum de Operadoras Alternativas, que aconteceu na semana passada em São Paulo e teve a presença da SAFIRA TELECOM.

As novas tecnologias surgem com demandas de empacotamento de serviços que as teles tradicionais não conseguem oferecer, mas players de telecomunicações com foco em serviço e as operadoras alternativas (também conhecidas como operadoras móveis virtuais – MVNOs), sim.

Isso inclui, por exemplo, a criação de aplicações e equipamentos conectados para atender a demanda de IoT como solução de negócios, uma das quebras de paradigma trazidas pela tecnologia 5G. Outro exemplo seria a construção de redes próprias de conectividade, em frequências não licenciadas, para o atendimento de empresas e órgãos de governo. Ou, então, a oferta de serviços financeiros por meio do celular para consumidores que não têm conta em banco, que somente no Brasil ainda somam 40 milhões.

De acordo com um estudo do governo brasileiro, as inovações de modelos de negócios puxadas pelas novas tecnologias devem impactar principalmente setores de quatro grandes áreas: Cidades Inteligentes, Saúde, Agronegócio e Indústria. Todo o avanço do setor na próxima década será conduzido pelos serviços de TI, Big Data, IoT, conteúdo e serviços financeiros, com forte migração de serviços para a nuvem.

É por isso que, a todo tempo, aqui na SAFIRA, nós nos questionamos sobre como “sair da caixinha”. Nossa responsabilidade é desenhar novas aplicabilidades para recursos e ferramentas de telecom, considerando diferentes provedores de redes e tecnologia para acelerar os resultados de negócios de nossos clientes.