As mudanças na rotina de colaboradores nas empresas em todo o mundo, causadas pela pandemia, tiveram um impacto importante em todos os setores da economia. Entre as mudanças mais relevantes está o uso dos notebooks e smartphones corporativos em qualquer outro lugar remoto, que não seja o escritório, sem supervisão ou controle do tempo de uso e finalidade de uso.

O mau uso do celular corporativo pode diminuir a produtividade, aumentar custos e ainda colocar em risco a segurança de informações de sua empresa e de seus clientes. Por esses motivos, listamos algumas ações que podem contribuir para o controle de uso dos smartphones dos colaboradores de sua equipe, com foco em segurança e estratégias para aumentar a produtividade. Veja:

1. Educação de segurança para os colaboradores

Conscientizar os colaboradores com treinamentos e capacitação para o entendimento da importância de proteger os dados corporativos. O desafio é que a maioria das organizações ainda estão, de fato, despreparadas para conseguir fornecer a segurança de dados e da informação para que seus funcionários executem suas funções remotamente.

2. Preparar o ambiente de trabalho em casa

Além de conscientizar os funcionários sobre a segurança dos dados corporativos que circulam pelos smartphones, é importante garantir que os colaboradores não estejam conectando seus aparelhos em redes WI-FI públicas ou compartilhadas.

3. Elaborar ou atualizar as políticas de proteção de dados

Diante do novo cenário em que estamos vivendo, é de fundamental importância desenvolver uma boa política de segurança da informação para determinar quais são as melhores práticas a serem seguidas pelo time. Todos os colaboradores que estão trabalhando em casa devem tomar os devidos cuidados para garantir a segurança e privacidade de todos e quaisquer dados corporativos. Comunicação clara e eficiente, por parte da empresa, sobre políticas de uso e de segurança torna-se essencial.

4. Gestão de Mobilidade Corporativa

Neste momento, dúvidas da segurança em trabalho remoto podem surgir: Estamos, de fato, proporcionando aos colaboradores a segurança de informação de que todos precisamos? Estamos protegendo todos os equipamentos, desde smartphones à notebooks corporativos? Com uso de softwares de mobilidade corporativa (MDM), você pode garantir o uso apropriado dos smartphones da empresa, definindo números permitidos e proibidos para realizar ligações telefônicas, bloquear redes sociais, aplicativos de vídeo e áudio, restringir acesso a dados corporativos fora do horário de trabalho e muito mais.