Nos últimos dez anos, os custos com telefonia das empresas saíram do décimo para o quinto lugar no ranking das maiores despesas corporativas. No Brasil, há ainda alguns agravantes: o país oferece um dos serviços de conectividade mais caros do planeta e as cobranças indevidas das operadoras de telefonia representam cerca de 15% do valor gasto anualmente nesta área, segundo informações de mercado. Não é à toa que esses erros são a reclamação mais frequente nos órgãos de defesa do consumidor.

Para garantir o controle dos custos com telefonia, cada vez mais líderes de negócios buscam empresas especialistas em Technology Expense Management (TEM) ou Gestão de Despesa de Telecom. Este conceito, que surgiu na década de 1980 com a proposta de auditar contas telefônicas enviadas pelas operadoras, evoluiu muito nas últimas décadas. Passou de uma verificação manual das faturas a complexas plataformas que utilizam tecnologias avançadas para definir, por exemplo, os perfis de planos mais adequados a equipes de colaboradores.

No Brasil, estima-se que o mercado de TEM movimente cerca de R$ 232 bilhões por ano. Ele ainda é considerado pequeno diante do potencial de negócios que pode trazer para as empresas que aderem a este serviço. Ainda hoje, a grande maioria das companhias continua gerenciando seus recursos de telefonia internamente e sem ferramentas especializadas que garantam uma gestão mais assertiva e melhores resultados.

Alguns dos principais benefícios de se investir em TEM incluem:

1. Identificação de cobranças indevidas das operadoras: softwares especializados vasculham as contas em busca de erros de tarifas, de planos e serviços cobrados sem contratação e de perfis alocados erroneamente nas linhas. O valor é devolvido em crédito nas faturas seguintes ou em dinheiro na conta corrente da empresa.

2. Redução de gastos desnecessários: identificação dos planos e serviços mais adequados de acordo com o perfil de uso de cada colaborador da companhia e a necessidade de utilização em seu dia a dia de trabalho.

3. Renegociação de tarifas com as operadoras: especialistas em TEM conhecem o mercado e os preços praticados pelas operadoras em empresas dos mais diferentes perfis e tamanhos, o que poder de negociação para garantir redução significativas nas tarifas de sua organização.

4. Aumento da produtividade de suas equipes: além de reduzir os valores das faturas de telefonia, a contratação dos planos mais adequados para os colaboradores garante que eles executem melhor suas funções.

Quer saber mais como reduzir e controlar custos com telefonia? Já pensou em utilizar este dinheiro para reinvestir em projetos que acelerem seus resultados de negócios? Clique aqui para conhecer mais sobre os serviços de TEM da SAFIRA TELECOM.