Muitas empresas, especialmente aquelas ligadas às áreas do varejo ou com equipes de campo, utilizam smartphones e tablets no chamado modo kiosk. Essa funcionalidade é parte de soluções de MDM (mobile device management) e permite que os ativos executem apenas um ou poucos aplicativos, inclusive sobre a tela de bloqueio – se assim for configurado. A empresa ganha com aumento de produtividade (pois o colaborador não consegue acessar nada além do app disponível) e redução de custo (com menor uso de dados, devido à restrição de uso)

O que é o Modo Kiosk

O modo kiosk (ou modo quiosque) é uma funcionalidade do MDM (mobile device management) utilizada pelas empresas para configurar ambientes em dispositivos que tenham uma ou poucos aplicativos específicos. É popularmente utilizado em empresas com equipes de campo ou em parque fabril – mas não se limita a estas modalidades de trabalho, porque possibilita que os dispositivos móveis sejam usados apenas para a realização do trabalho pela qual foram adquiridos, agregando segurança e facilidade na gestão.

Ao colocar os tablets e smartphones no modo kiosk, os usuários estão autorizados a usar apenas aplicativos ou sites específicos e não podem explorar os dispositivos. As equipes de TI não podem gastar horas rastreando e gerenciando os dispositivos manualmente. Portanto, sua empresa precisa de uma solução de MDM confiável, que oferece um recurso robusto de bloqueio do Android que aborda metodicamente os problemas de mobilidade de maneira suave e sem complicações.

Benefícios do Modo Kiosk

Usabilidade aprimorada

O modo kiosk pode ser configurado para permitir aplicativos e sites estritamente relacionados ao trabalho que oferecem suporte a operações comerciais, logísticas e operacionais específicas. Ele oferece um aplicativo de configurações personalizadas para os dispositivos para permitir flexibilidade ao usuário final na configuração de configurações básicas, como WI-FI, brilho da tela, controle de volume, e outros. Isso contribui para a usabilidade aprimorada do dispositivo durante todo o ciclo de vida do dispositivo.

Informações seguras e dispositivos protegidos

Os softwares de antivírus tradicionais não dão conta de manter a segurança com tantas frentes de ameaças. Sem os recursos necessários de proteção e bloqueio de dispositivos móveis, eles estarão em perigo constante: aplicativos de terceiros, downloads da internet, links mal-intencionados, sem mecanismos adequados os dispositivos estarão continuamente em perigo.

Potencialize as horas produtivas e os recursos

O modo kiosk permite que os líderes e administradores de TI coloquem na lista de permissões ou lista de bloqueios aplicativos, sites e domínios de acordo com as necessidades do negócio, departamento ou do colaborador. Assim, o modo kiosk evita que o usuário se distraia e perca horas produtivas de trabalho navegando à vontade na web e redes sociais, consumindo vídeos não relacionados ao trabalho, jogos ou outros entretenimentos. Além disso, reduz significativamente os custos da empresa, já que limitando os recursos do aparelho, diminui o consumo de dados móveis.