De cada 10 smartphones, 7 trafegam informações corporativas. Ainda que todos saibamos disso, muitas vezes, a equipe de TI só é lembrada quando se toma conhecimento de que dados confidenciais vazaram para o mercado ou para a concorrência, por meio de ataques de hackers ou de mero descuido do colaborador. Com certa frequência, temos acompanhado episódios como estes na publicados pela imprensa.

É por isso que, cada vez mais, as empresas têm adotado soluções para gestão de mobilidade corporativa com o intuito de garantir a integridade dos dados sensíveis da companhia ao mesmo tempo em que facilita a vida dos colaboradores no dia a dia do trabalho.

Se você considerar ferramentas de EMM (ou MDM), há inúmeros provedores no mercado, que, além de funcionalidades básicas para possibilitar a implantação de políticas de segurança da informação, também oferecem recursos mais ou menos avançados, de acordo com as demandas que se tem na operação do dia a dia.

Veja alguns benefícios que uma ferramenta de MDM/ EMM deve oferecer:

  1. Configuração fácil de dispositivos móveis em qualquer lugar, seja in loco ou em campo, espalhados por todo o País.
  2. Definição de políticas de segurança, de permissibilidades e de uso por cada categoria de usuário.
  3. Monitoramento de ambientes e sistemas operacionais, com bloqueios e liberações de aplicativos e acessos. 
  4. Distribuição de aplicativos remotamente para as principais plataformas do mercado em diversos tipos de negócios.
  5. Visibilidade em tempo real da operação, com controle efetivo de todos os ativos e informações sobre o comportamento de uso dos colaboradores.
  6. Serviços de localização e rastreamento de ativos perdidos ou roubados, onde quer que eles estejam.
  7. Acesso remoto para suportes remotos mais assertivos dos usuários com dificuldades

Saiba o que deve ser analisado antes de escolher o seu provedor de MDM:

1 – Qual a real demanda da empresa?

Os colaboradores usam os próprios smartphones ou os celulares da empresa? Sendo de propriedade da empresa, também será permitido o uso para fins pessoais? Dados confidenciais e sensíveis irão trafegar pelo smartphone do colaborador? Todas as operações da empresa precisam do mesmo nível de segurança da operação? Estas são algumas perguntas iniciais para que se possa começar a desenhar um plano para implantação de ferramenta de MDM para segurança da informação.

2 – Teste da Plataforma com seus Dispositivos e Sistema Operacional  

O fornecedor oferece um período sem custos para que a ferramenta possa ser testada? É muito importante testar a ferramenta nos ativos que você tem em uso hoje, garantindo que as funcionalidades necessárias para a implantação de sua nova política de segurança estejam ativas nos modelos de ativos e nas versões de sistema operacional presentes em sua operação.

3 – Gestão de dados

A ferramenta permite que os funcionários possam compartilhar com seus gestores e departamento de TI acessos, gestão e dados corporativos? Saber disso antes da contratação da ferramenta é importante para desenhar o melhor processo que atenda a necessidade de TI e Telecom da operação da empresa.

4 – Segurança

Criptografia e autenticação. Os acessos dos funcionários devem ser interrompidos a qualquer momento em caso de perda/roubo do aparelho ou caso o colaborador saia da empresa.

5 – Personalização e complementariedade

O fornecedor de MDM oferece soluções adicionais que agreguem valor ao seu negócio? É feito envio de relatórios com indicadores essenciais para o segmento da sua empresa? Check todas as funções para garantir que elas atendam as demandas de sua operação. Que tipos de insights vocês recebe sobre seu negócio e sua operação e como isso lhe ajuda a alcançar os resultados corporativos desejados pela empresa?

6 – Cases de Sucesso

Pesquise sobre quais empresas do mesmo porte ou segmento que a sua obtiveram sucesso com a adoção da plataforma. Converse com essas empresas sobre cases e resultados. A solução atende, de fato, as necessidades reais do negócio?

Esta pode não ser uma tarefa tão simples, mas é essencial para que sua empresa alcance os melhores resultados de MDM. E como você está se preparando para atender as necessidades de gestão de mobilidade corporativa da sua empresa?