Com a retração da economia, causada como consequência da pandemia, as empresas precisaram fazer ajustes nas contas para reduzir custos e, ao mesmo tempo, otimizar processos para alcançar ganhos operacionais.

Uma maneira eficiente de otimizar custos e criar budget é a auditoria de contas atuais e também de contas passadas de telefonia. Pouca gente sabe, mas os erros nas faturas de telefonia são comuns e representam, em média, 15% do total dos gastos com as operadoras. Também é possível reaver os valores cobrados e pagos indevidamente às operadoras nos últimos 3 anos, por meio de um processo de Contestação Retroativa regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Veja abaixo o que é Contestação retroativa e como sua empresa pode se beneficiar desta Estratégia para criação de budget:

  1. Se, nos últimos 36 meses, você pagou qualquer valor a mais do que seria devido, você tem direito de contestá-lo junto a qualquer operadora.
  • Ao enviar um documento com todas as contestsações dos valores pagos indevidamente, as operadoras têm prazo de uma semana para realizar a primeira resposta do pedido. A devolutiva final ao pedido de contestação deve ser feita em até 30 dias, após o primeiro contato, conforme determinação da Anatel.
  • A Resolução da Anatel (resolução nº 632, de 7 de março de 2014) permite a contestação retroativa de faturas no prazo de 36 meses. Pela lei, o consumidor que pagou a quantia cobrada indevidamente tem direito até à devolução de até o dobro do que pagou – em casos em que as faturas são pagas dentro do vencimento.
  • Trata-se de um processo administrativo na operadora que, se bem conduzido, tem 100% de aceitação dos valores contestados.
  • Após a aprovação do valor, o client epode escolher se ele prefere receber estes valores por meio de depósito em conta corrente ou em créditos nas faturas seguintes de telefonia, caso ele ainda seja cliente da operadora contestada.

O sucesso de dos resultados da SAFIRA em Contestação Retroativa baseia-se em dois pilares:

  • SAFIRANXT: realiza a análise detalhada de cada fatura processada, comparando com as tarifas descritas nos contratos do cliente com as operadoras.
  • Documentação Técnica: Documentos muito bem elaborados que servem como comprovção da cobrança indevida (contratos e tarifas / email do gerente de contas, protocolos, etc.).
  • Equipe de consultores: Especialistas em negociações com as operadoras, que conduz os pedidos de ressarcimentos dos valores devidos até a devolução comprovada ao cliente.