Redução de custos em Tecnologia garante investimentos em novos projetos para otimização de processos corporativos

Nosso SAFIRA Case de hoje conta a história de uma Empresa provedora de refeições corporativas, que gerencia mais de dois mil restaurantes terceirizados em todo o País. Para manter a disponibilidade desta operação, uma gestão eficiente de ferramentas de telefonia e conectividade é fundamental: links de dados garantem o funcionamento adequado dos caixas dos restaurantes; tablets conectados proporcionam a realização de pesquisas de satisfação sobre a qualidade dos serviços; smartphones com aplicações corporativas possibilitam a auditoria das lojas, com resultados enviados à sede da Empresa em tempo real.

Reivenção na Crise

No ano de 2016, o País caminhava para a pior recessão de sua história, com retração de todos os setores da economia e inflação acelerada pela alta de preços dos alimentos, já que a produção agrícola estava muito abaixo do esperado.

Os clientes desta Empresa, sofrendo com a crise, renegociavam contratos com seus fornecedores. Em um mercado com margens médias de 5%, a única saída era a redução de custos em todas as áreas. Na área de Telecom, a meta de redução era de 18%.

A Estratégia SAFIRA

Quando a SAFIRA iniciou a implantação de um projeto nesta Empresa, entendemos que poderíamos ir além da meta estabelecida. Com base na metodologia de Technology Expense Management (TEM), o primeiro passo foi otimizar os recursos de Telecom, identificando aqueles sem utilização e otimizando planos e serviços contratados, com redução de 15% no número de linhas ativas.

Outro ponto estratégico foi a renegociação das tarifas contratadas com a mudança de fornecedor: a Empresa locava cerca de 4 mil linhas e smartphones de um terceiro, em vez de contratá-las diretamente da operadora de telefonia. Por meio de um processo de cotação com as operadoras, a SAFIRA viabilizou a assinatura de contratos diretos, com redução de 30% no valor das tarifas oferecidas pelo intermediário.

A assinatura do contrato com as operadoras de telefonia garantiu também a transferência de titularidade das linhas locadas, mantendo os mesmos números de telefone já utilizados pelos executivos da Empresa. Além disso, cerca de dois mil smartphones, antes locados mensalmente por valores cheios, entraram na negociação com as operadoras e foram alocados em regime de comodato, com custo zero.

Resultados para os Negócios

­Com otimizações e renegociações em todas as frente de Telecom, o valor de redução de custos superou R$ 1 milhão em doze meses de projeto. A meta inicial, de 18%, chegou a 33% (!).

Além de a Empresa ter superado com sucesso a crise de 2016, parte do valor economizado em Telecom foi investido na automação de processos internos, trazendo maior eficiência para a operação e, consequentemente, mais redução de custos. Com a melhor disponibilidade dos recursos de telefonia na ponta, e gestão efetiva dos ativos de contingência, a satisfação de clientes e usuários teve aumento significativo no ano de 2017.

Sucessos Alcançados e Repetidos

Este é apenas um exemplo de clientes SAFIRA que obtiveram resultados de negócio por meio de nossas soluções. Historicamente, a SAFIRA TELECOM reduziu, 39% dos custos de Telefonia e TI das organizações onde atua. Melhoramos margens financeiras, geramos impacto positivo nos resultados das organizações onde atuamos e ajudamos nossos clientes na criação de budget para novos projetos e reinvestimentos.

Estes são exemplos que comprovam que, na SAFIRA, repensamos o “E” de Expense da sigla TEM e o reposicionamos para Technology Enhanced Management (do inglês Gestão Aprimorada de Tecnologia). Aqui, o conceito de TEM sai do campo operacional para protagonizar o lado mais estratégico nos negócios.