Em tempos de pandemia, home office e digitalização, a Segurança da Informação e Dados Corporativos não deve ser apenas “boas práticas”, mas a base de todos os processos realizado pela empresa, em todos os departamentos e por cada colaborador. Não importa o porte de sua empresa, Segurança tornou-se parte essencial dos negócios.

Ano após ano, líderes de negócios e TI investem muito dinheiro em soluções para proteger as organizações contra ataques virtuais e outros cibercrimes. Ainda assim, segundo pesquisa de segurança global realizada pela Microsoft, 74% dos proprietários de pequenas e médias empresas acreditam não correr risco de um ciberataque. Entretanto, 43% dos ciberataques têm como alvo as empresas menores, como aponta um estudo com estatísticas gerais de segurança cibernética para pequenas empresas.

A SAFIRA preparou 3 dicas principais que podem ajudar sua PME a garantir segurança efetiva contra as ameaças virtuais:

Enxergue a Segurança da Informação como um Investimento, não um custo!

Acreditar que pequenas e médias empresas são um alvo desejável para cibercriminosos é o primeiro erro. Isso porque, quanto menores os esforços e ações de proteção de dados e segurança da informação, maiores serão as vulnerabilidades nos sistemas da empresa e os hackers sabem disso.

Portanto, enxergar as ações de segurança somente como custo e não como um investimento pode acarretar enormes prejuízos para a empresa. Um único ataque cibernético pode paralisar a operação da empresa, gerando horas de inatividade, trazer prejuízo financeiro e até vazar dados confidenciais de seus clientes nas redes.

Tenha uma postura proativa contra ameaças, como phishing

Atitudes simples e diárias podem ajudar a aumentar a proteção da empresa, como capacitar seus funcionários para identificar e-mails de phishing realizando ações simples: passar o mouse sobre links para verificar a URL real de um link e verificar o e-mail e o domínio do remetente antes de clicar em links.

Caso um colaborador clique em um link perigoso ou baixe um arquivo suspeito, ele pode estar inserindo um vírus em sua máquina. Uma vez na rede, este vírus pode se espalhar por toda a rede. Treinamento constante de sua equipe pode fazer toda a diferença.

Utilize tecnologia para Gerenciar a Mobilidade Corporativa

Com uso de softwares para gestão de mobilidade corporativa, como é o caso do MDM, você pode garantir o uso apropriado dos smartphones e notebooks de sua empresa, tanto para colaboradores em trabalho presencial como remoto. Entre tantas possibilidades, pode-se definir quais sites os colaboradores podem acessar e quais não podem, além de restringir o acesso a informações da empresa fora do expediente de trabalho, o que traz segurança jurídica ao empregador.