Cerca de 70% dos smartphones em uso circulam dados corporativos. Por este número, já se pode ter uma ideia do quanto os dados corporativos podem estar expostos sem uma estratégia eficiente de gerenciamento dos dispositivos móveis e segurança da informação. Trata-de do conceito de MDM / EMM, do inglês Mobile Device Management / Enterprise Mobility Management.

Nesse post, você conhecerá um pouco sobre como gerenciar dispositivos móveis e por que você deve adotar ferramentas de MDM / EMM em sua instituição

O que é MDM / EMM

É um termo utilizado pela indústria para a gestão remota de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops. O administrador pode, por exemplo, impedir que o usuário baixe aplicativos de uso não corporativo, apagar informações remotamente em caso de perda ou roubo do smartphone e garantir que as atualizações de software aconteçam no momento mais adequado para a operação.

Como gerenciar dispositivos móveis através de um software

É muito importante que exista um controle e políticas de uso quando se trata de dispositivos móveis. Para isso, o uso de um software pode ser essencial para que todos os equipamento sigam as mesmas normas, estejam sempre atualizados, com os mesmos aplicativos, mantendo as informações seguras e possibilitando maneiras de resolver problemas em tempo real.

E quais são os benefícios?

Os benefícios que o gerenciador de dispositivos móveis possui são inúmeros, a seguir iremos listar alguns deles.

  • Com o gerenciador de dispositivos móveis é possível manter uma continuidade no desempenho dos aparelhos, pois existe uma maneira de configurá-los para atualizar automaticamente sempre que houver uma mudança nos aplicativos existentes ou quando for adicionado um novo aplicativo.
  • Assim como os computadores precisam de segurança os smartphones e tablets também precisam, em todos os sentidos. É necessário manter uma segurança de dados para que não ocorra um vazamento de informações sigilosas. É possível configurar o software para que esses dados fiquem seguros enviando-os para um armazenamento reservado.
  • É possível manter um gerenciamento à distância. Essa característica é extremamente indispensável principalmente para grandes empresas que necessitam de um controle ainda maior. É possível utilizar o software a seu favor para aplicar mudanças e resolver problemas em tempo real, independente do lugar que esteja. Ter um gerenciamento remoto é imprescindível também para manter a produtividade.

Muito além das funcionalidades que as ferramentas para gestão de mobilidade corporativa oferecem para garantir o gerenciamento remoto e segurança das informações que circulam pelos smartphones, o gestor deve estar atento para relacionar o posicionamento destas ferramentas para acelerar resultados de negócios corporativos, que vão muito além da gestão de telecom em si.