O gerenciamento de ativos é assunto muito debatido em companhias de todos os portes, pois é ele que permite acompanhar a vida útil de qualquer item físico utilizado. Mesmo que muito mencionado, nem sempre é executado corretamente, o que pode acarretar sérios problemas no dia a dia da empresa.

            Em outras palavras, a gestão de ativos é o processo de controle realizado desde que um item tenha sido adquirido até o momento em que deixa de ser utilizado. O processo possibilita a otimização da vida útil dos ativos, evitando problemas em sua utilização e organização.

Como fazer um bom gerenciamento de ativos?

  1. Faça um levantamento do que sua empresa possui. Tudo da área de TI de ser levado em consideração.
  2. Opte pelos serviços MAM e MDM das empresas de telecom, que correspondem a, respectivamente, Mobile Asset Management (gerenciamento de ativos móveis) e Mobile Device Management (gerenciamento de dispositivos móveis). Ambas podem ajudar com o gerenciamento de ativos.
  3. Faça um bom investimento na área! Já foi visto que os benefícios são inúmeros, então garanta que sua empresa tenha um gerenciamento de ativos de qualidade.

Um ponto bastante importante em gestão de ativos é a capacidade de gerir todo tipo de equipamento, otimizando sua vida útil e prevendo manutenções ou trocas agendas, evitando surpresas ou gastos inesperados ao longo do uso, gerando assim economia e otimizando recursos financeiros.