São diversos os benefícios que uma consultoria empresarial de telecom pode trazer para sua empresa. O objetivo da gestão de telecom é melhorar margens financeiras da empresa, gerar impacto positivo nos resultados e ajudar a criar budget para novos projetos e reinvestimentos das empresas.

Nesse post, você irá descobrir 5 motivos para contratar uma consultoria empresarial de telecom:

1. Redução de Custos

  • Auditoria e contestação das contas das operadoras de telefonia fixa, móvel e link dados: check das tarifas contratadas versus cobradas, perfis ativados e ciclos de contratação.
  • Retenção de pagamentos de faturas telefônicas com erros, garantindo que o cliente pague as faturas corrigidas
  • Ferramentas de controle e visibilidade dos custos de tecnologia para um planejamento financeiro assertivo.
  • Criação de Políticas de Uso a partir de estudos do perfil de grupos de usuários, prioridades de negócios e práticas de mercado.
  • Análises constantes de otimização dos planos e serviços contratados com as operadoras de telefonia.

2. Melhoria de desempenho

Garantir que os colaboradores tenham disponibilidade das ferramentas, planos e serviços necessários para que possam realizar seu trabalho do dia a dia com eficiência. Isso demanda uma análise detalhada das necessidades e objetivos de negócios de cada área da empresa.

3. Design Thinking

Design Thinking é uma metodologia utilizada para solucionar problemas complexos a partir de inovação e automação de processos de negócios com mobilidade. Esta prática vai além do fluxo convencional problema-solução. Ela envolve habilidades de pensar em novas maneiras de realizar as etapas de processos que constituem a cadeia de valor de uma empresa.

O processo de Design Thinking inclui etapas como o mapeamento de processos e ferramentas atuais, reconhecimento de padrões, desenhos de diferentes cenários com análises de ganhos operacionais e financeiros, estudos de viabilidade de novas soluções, o desenvolvimento e operação assistida da solução implementada.

Os especialistas em Telecom conduzem processos de Design Thinking para os mais diversos processos de negócios e segmentos da indústria, com ganhos operacionais e retorno de investimento comprovados a partir do advento de mobilidade.

4. Implantação & Gestão de Ferramentas MDM / EMM (Bloqueios e Gestão Remotos)

A consultoria deve ajudar o cliente a definir uma estratégia de gerenciamento de mobilidade que atenda às necessidade de sua organização.

Fazem parte deste escopo de trabalho: 

  • Implantação e gestão de software de MDM/ EMM (Enterprise Mobility Management)
  • Configuração de dispositivos móveis in loco ou remotamente
  • Criação de políticas e controle de ambientes de mobilidade corporativa
  • Adoção das melhores práticas de mercado e SLAs (níveis de serviços)

5. Implantação de Mobilidade para Equipes de Campo

Para melhorar a performance de seus colaboradores em campo (área comercial, trademarketing, logística ou field services), muitas empresas contratam soluções de mobilidade corporativa.

A consultoria de telecom pode auxiliá-lo na implantação dessas soluções, vencendo os desafios iniciais e implantando processos de gerenciamento eficiente da equipe, que garantam redução de downtime e aumento de produtividade que impacte diretamente no faturamento da empresa.