Se você precisa renovar o parque de telefonia móvel de sua empresa, esta dúvida já deve ter assombrado suas preocupações: é melhor comprar ou alugar smartphones e tablets? Neste post, esclarecemos por que o aluguel é considerado a melhor opção e em quais ocasiões ele deve ser priorizado.

Em geral, a locação de smartphones e tablets oferece o melhor custo benefício para se adquirir aparelhos sem a necessidade de alto investimento inicial e evita que a companhia imobilize o capital neste tipo de operação. Veja outras vantagens abaixo:

1. Agilidade na contratação do fornecedor, já que o processo de compra é muito mais demorado do que o de locação.

2. Redução de gastos com compra, manutenção e depreciação dos aparelhos: sua empresa pode renovar todo o parque de tablets e smartphones regularmente, dispender de grande investimento inicial e não precisa se preocupar em gerenciar a manutenção dos equipamentos, adquirir e controlar peças de reposição e arcar com as ociosidades dos aparelhos.

3. Possibilidade de manter todo o seu inventário sempre atualizado: na compra, a empresa pode ficar atrelada a equipamentos obsoletos, caso não tenha disponibilidade financeira para substituí-los imediatamente, o que acarreta perda de competitividade e produtividade, além de impossibilidade de venda depois.

4. Escolha de vários modelos diferentes na quantidade e configuração adequadas às necessidades específicas da empresa: isso evita riscos de comprar equipamentos incompatíveis entre si ou inadequados para as operações de sua empresa.

5. Substituição rápida em caso de falhas, roubos e perdas e assistência técnica permanente, o que garante que a operação da sua empresa nunca pare.

6. Redução dos custos com armazenagem, transporte e reposição de equipamentos.

7. Redução no pagamento de impostos, já que a locação é considerada despesa e não investimento e pode ser abatida do Imposto de Renda.

Ocasiões em que o aluguel vale mais a pena que a compra

Necessidade de pronta-entrega para um projeto específico

Necessidade de renovação do parque de smartphones, mas a empresa não dispões de orçamento para o alto investimento inicial

Ações sazonais, como eventos, feiras, convenções, seminários e atividades promocionais

Provas de conceito

Dicas na hora de alugar

· Pesquise a reputação das empresas e os profissionais envolvidos: evite contratar fornecedores que alugam sem registro formal.

· Busque comentários e avaliações de outros clientes em redes sociais e em sites especializados como o Reclame Aqui.

· O fornecedor que oferece o menor preço pode não ser o melhor: garanta com que você tenha todos os serviços de atendimento e reposição de ativos incluídos em seu contrato

· Calcule todas as despesas que serão geradas pela locação, como estrutura interna e externa que você terá que reservar para garantir que os equipamentos estejam sempre disponíveis e funcionando bem.

Gostou das dicas? Então, acompanhe nossos perfis nas redes sociais no LinkedIn Facebook, e Instagram e não perca nenhuma de nossas postagens.